Riscos, Oportunidades e Perspectivas
O CREFITO-3 não possui política ou comitê específico para gerenciamento de riscos. Apesar de não haver uma sistemática devidamente formalizada para essa finalidade, os riscos mais significativos são monitorados e tratados da seguinte forma:
Chefes de Departamento: monitoram os processos continuamente, encaminhando as informações mais relevantes aos seus respectivos Diretores. As situações que precisarem de maior atenção são incluídas em pauta de reunião de Diretoria.
CTC: elabora relatórios, especialmente sobre os processos financeiros da autarquia, devendo dar ciência ao Presidente e ao Plenário caso sejam constatadas irregularidades.
Auditoria Interna: realiza avaliações independentes, apura atos e fatos praticados pelos agentes da autarquia, fiscaliza valores, dentre outras atribuições.
Além disso, há processos que possuem gerenciamento de riscos específicos, como é o caso dos processos de compras e contratações
O procedimento de elaboração do planejamento estratégico também visa à minimização de riscos, incluindo a fase para monitoramento do ambiente externo (incluído neste relatório) e a elaboração de objetivos estratégicos que atendam às necessidades das diversas partes interessadas da Autarquia, conforme apresentado no Mapa Estratégico.